domingo, 25 de janeiro de 2009

Organização da primeira semana - Parte 2

Na primeira semana do ano letivo, é fundamental que
o alfabetizador conheça e estabeleça uma relação

dialógica e respeitosa com a sua turma. Para uma boa
convivência no espaço escolar é preciso definir
com a turma, as regras e os combinados.
Feito isto, as crianças se sentirão co-responsáveis para
colocá-los em prática, facilitando o trabalho do
alfabetizador na rotina.
A partir de situações do dia-a-dia da turma, podemos
utilizar o momento da roda de conversa, para que o
grupo reflita, e de forma criativa, se sensibilize
com os resultados do quadro de carinhas.
Para isto, sugiro que sejam usados alguns peixinhos
(que deverão ser confeccionados pela professora),
que "comeram algumas letras" e trouxeram algumas
frases. Estas são algumas expressões que podem ser
coladas no verso dos peixinhos para esta atividade.











Modelinho do peixinho que deve ser confeccionado em
duplicidade, e no verso deles colar as frases sugeridas.














É necessário também que se prepare uma caixa com
areia colorida ou serragem e uma vara para pescar.
Cada criança será convidada a pescar um peixinho e
em seguida, a professora lerá a mensagem que ele
trouxe (caso a criança ainda não consiga ler!) e irá
convidar a turma para discutir, classificando quais
os peixinhos serão descartados e os peixinhos que
serão os mascotes da turma.
No quarto e quinto dias da primeira semana, proponha

a organização dos materiais escolares, de uso coletivo,
etiquetando-os e classificando-os para conservação dos
mesmos.
Ressalte cuidados como:
*capricho;
*uso da régua;
*dos lápis de cor;
*giz colorido;
*tintas.
Aproveite para iniciar uma atividade diagnóstica que
envolva alguma das capacidades que a criança deverá
trazer como bagagem.
No último dia da semana apresente por escrito, os
temas, projetos e assuntos que serão tratados no
bimestre (de acordo com a divisão adotada pela escola),
conte sobre os livros que irão conhecer, histórias que
serão trabalhadas e tudo o que julgar importante que
elas saibam.
Depois que você já recebeu seus alunos e a turma já
está organizada, é o momento de realizar a primeira

avaliação diagnóstica. Essa avaliação é fundamental,
pois possibilita que você conheça seu aluno um pouco

mais e, a partir daí, planeje seu trabalho, considerando
as capacidades que ele já domina e quais precisam ser
desenvolvidas através de propostas de trabalho e

estratégias de ensino.
Mas este, é o nosso próximo assunto...
Até lá!


Um comentário:

Adiléa disse...

Rose estou com duvidas, pois aparece no seu blog minhas atividades com o titulo de Artes em Eva e não Mistura de Alegria. Estou doida pra colocar no meu blog Live Traffic Feed, mas não consigo.Me dê umas dicas por favor! Obrigada Adiléa