sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Organização da primeira semana

Ainda na primeira semana de aulas, após ter promovido a excursão
pela escola detalhando o seu funcionamento, permita que as crianças
entrevistem funcionários (ainda oralmente), para que fiquem sabendo
as atribuições de cada um.
Cada criança poderá desenhar o espaço da escola que mais gostou e o
funcionário que trabalha naquele local.
Aproveite para expor estes trabalhos no varal da turma, ou num painel.
Lembre-se que montar painéis com trabalhos das crianças, estimula o
potencial criativo delas.
A partir do terceiro dia é necessário que se construa os combinados da
turma, para uma melhor convivência, formação de hábitos e regras
fundamentais para o sucesso do ano letivo.
É necessário que se apresente a rotina da turma, como por exemplo o
dia do brinquedo, da literatura, do empréstimo do livro na biblioteca,
da educação física e outras atividades de acordo com o planejamento
anual da escola. Tudo isso poderá vir num pequeno calendário semanal.
Considero este, um momento muito propício para estimular
a participaçãode todos, (inclusive daqueles mais tímidos)
trocar idéias e reforçar a importância do respeito ao próximo,
a responsabilidade e o compromisso com tudo o que será combinado.
Sugiro a construção de um painel permanente, num espaço da sala
de aula,onde será registrada a auto-avaliação diária, feita por cada aluno.
Lembre-se, quando as crianças participam da construção das regras,
com certeza elas farão tudo para cumprir e ter apenas carinhas
felizes diante do seu nome, no painel da turma.
Deixe a legenda (mostrada abaixo) afixada próximo ao cartaz que
você fará com a lista de nomes dos alunos da turma.
Reproduza e recorte muitas carinhas dos três tipos
(geralmente eu faço 50 de cada; melhor sobrar que faltar...)
Impermeabilize-as usando "papel contact", ou fazendo a
cobertura com a mistura básica de água e cola.
Assim estas carinhas poderão ser usadas o ano inteiro sem danificar.
Todos os dias, quando faltar 30 minutos para terminar o
horário, reúna a turma e vá passando uma caixinha com as
carinhas dentro, e pedindo para que cada criança faça a sua
auto-avaliação e em seguida afixe-a no cartaz.
No início será um pouco difícil, elas se sentirão envergonhadas,
mas com a rotina da atividade, as crianças começarão a
avaliar o grupo como um todo e até mesmo a nossa postura
diante do não cumprimento de alguma regra combinada.
Vale a pena tentar!!!

Barrinha MaynaBaby

Eis os símbolos que utilizo com as minhas turmas:



































Um comentário:

Solange Paglarini, disse...

Oi, vim fazer uma visita. Legal os combinados, vc cola no caderno ou não. Tbém gostei das dicas para inicio das aulas. Td de bom, bjinhos!