domingo, 8 de fevereiro de 2009

Esclarecendo...

Há tempos tenho visto em diversos blogs, algumas atividades denominadas de reciclagem. Fui procurar um amigo da área de educação ambiental para saber se quando usamos uma garrafa pet para produzir um brinquedo, estamos reciclando. E ele disse exatamente o que eu imaginava, reciclar não é transformar aquilo que seria lixo, num brinquedo. O que fazemos nessa situação é reaproveitar um material que poderia estar no lixo! Mas aqui entra o detalhe: o brinquedo não vai para o lixo? Isso me deixava muito inquieta!
Reciclagem é o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto. São bons exemplos materiais como o papel, o vidro, o metal e o plástico. As vantagens da reciclagem têm como principal atrativo a minimização da utilização de fontes naturais não renováveis a curto prazo e a diminuição da quantidade de resíduos industriais.
Já o termo reutilização significa reaproveitar um produto sem transformá-lo em matéria-prima novamente (re-ciclo). Ambos os termos estão associados ao modo de vida consumista-consciente e por vezes se confundem nos discursos.

Através do artesanato buscamos o reaproveitamento!
Mas na verdade, reciclar, reutilizar ou reaproveitar, tanto faz!
Faça um pouco de cada um em todas as áreas de sua vida!
Não se esqueça, o brinquedo feito de sucata é uma forma de reaproveitar e não de reciclar!
Se você quiser conferir o que você sabe sobre a reciclagem , faça este teste!

Um grande abraço!


3 comentários:

Sil disse...

Boa noite!!
Vim fazer uma visitinha e avisar que vc ganhou um presentinho, basta passar no meu blog. Espero que goste.
Ótima semana!

Bjos

Vivi Souza disse...

Oi amiga! Passando para ver as novidades e pedir para vc atualizar o meu banner - caixinha de link, por favor. Desde já agradeço. Bj no coração e uma ótima semana para vc.

priscilla disse...

Olá querida, seu blog está maravilhoso, passa lá no meu que tenho um mimo pra você, bjs
Priscilla