segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009
Numeramento
Numeramento: apropriação de conceitos, recursos e princípios associados ao conhecimento matemático; está também associado às preocupações com o caráter sociocultural do conhecimento matemático.
Neste espaço, gostaria de discutir um tema, que talvez seja pouco difundido no meio alfabetizador: o ensino da matemática nas séries iniciais da escolarização.
Durante a especialização que fiz em Educação Matemática, tive diversas opiniões sobre o não ensinar, ou pouco ensinar a matemática na alfabetização.
É neste sentido que tentarei trazer para nossa reflexão, articulações para o desenvolvimento das habilidades tanto do letramento como do numeramento, que acumulei durante a especialização como também no decorrer dos meus 22 anos de efetivo exercício da minha função de professora.
O conceito de numeramento é apresentado por Maria Helena Toledo, (in, Letramento no Brasil - habilidades Matemáticas, Instituto Paulo Montenegro, 2004) como um fenômeno recente, que compreende o domínio de habilidades fundamentais tanto da Matemática quanto do letramento. Pressupõe a capacidade do indivíduo em aliar habilidades do letramento às habilidades matemáticas, ou seja, o ato de saber ler e escrever a linguagem matemática nas séries iniciais da escolarização; o que não é uma tarefa fácil, pois depende do refinamento do raciocínio lógico, pois a linguagem matemática, é uma linguagem específica, não muito utilizada no nosso dia-adia.
Como aprender e ter sucesso em Matemática, se essa linguagem não é ensinada desde o início da alfabetização?
Muitos dirão:
"A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como organizo o meu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática."
Mas e a partir daí?
Como ajudar a criança a sistematizar tudo isso que aprende de forma "lúdica", e empregar nas situações de sala de aula, dando pistas ao alfabetizador que realmente domina este ou aquele conceito?
É exatamente aqui que entrarão as atividades de sugestão para o trabalho efetivo com a Matemática na alfabetização.
Vamos conhecê-las e compartilha-las?
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Um comentário:
Oi Rose, tem um selinho pra vc no meu blog. Passe lá para pegar. Abraços.
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