terça-feira, 4 de agosto de 2009

A arte não entra na criança.Sai dela!

" Todo ensino que se baseia na cópia, não é ensino inteligente".
Derdeyk (2003, p.107)

É uma prática comum em todas as escolas, e a maioria de nós, profissionais da educação, também opta por esta prática: dar desenhos prontos para as crianças colorirem.
Sei da nossa falta de tempo e até mesmo de formação específica para trabalharmos com a criatividade
, mas é sempre bom lembrar que o papel do professor é encorajar a iniciativa e a criação de trabalhos feitos pela criança.
Levá-la a descobertas, a inventar e criar suas idéias. Não devemos acrescentar ou mudar nada no que ela construiu artisticamente, uma vez que a criança deve ser a única autora do seu trabalho.
A arte infantil deve ser apreciada levando em conta a sua fase de desenvolvimento. Deve-se observar a individualidade, as idéias, o simbolismo mental e emocional do trabalho artístico da criança.
Na atividade artística, não deve haver a preocupação em avaliar, uma vez que não há medida real que avalie a expressão artística da criança.
Lendo um artigo de Aurora Ferreira, vi um exemplo de criatividade espontânea de uma criança onde ela pintou um coração verde. A professora comentou: "Você já viu um coração verde?" O coração tem que ser vermelho. A criança respondeu: "eu estava pintando o coração da natureza". A criança demonstrou aí toda a sua criatividade e inventividade, uma vez que a atividade era sobre à natureza.

Precisamos nos lembrar que na atividade criadora, todos os "artistas", inclusive, e, principalmente as crianças, devem ter liberdade de expressão.
A minha sugestão hoje é que possamos trabalhar os desenhos das próprias crianças. Como?

**Peça a uma criança que faça o seu desenho e reproduza-o em quantidade para todos da turma;

**As crianças vão colorir esse desenho;

**Todas as crianças farão isso, então, todas as crianças vão colorir os desenhos de todos os colegas (varie a técnica: lápis de cor, pintura, farinha tingida com anilina, sobras de papéis recortados, hidrocor, raspa de lápis de cor, lápis cera, cola colorida etc.; pode misturar técnicas);

**Discuta com a turminha se gostariam de colecionar esses desenhos e no final da etapa letiva, monte um livro com os desenhos de todos;

Lembrem-se:

A expressão gráfica é inata ao homem. Enquanto a escrita e a leitura têm que ser ensindadas, o desenho vem espontaneamente. Qualquer criança que pegue um lápis pela primeira vez, já sai riscando traços malucos em qualquer lugar que encontre - paredes, chão, móveis... acredite, isso é desenho!

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