domingo, 22 de março de 2009

Cantando de "A" a "Z"

Olá!!!!
Muita saudade de poder estar por aqui diariamente, mas como não é possível vamos aproveitar os poucos mas prazerosos momentos que tenho para incrementar este espaço.
Hoje trago pra vocês a primeira das músicas do projeto "Cantando de A a Z", que realizo na escola em que trabalho.

Apresentando a letrinha A (apesar de minha turminha desse ano já conhecer todo o alfabeto e se encontrar no estágio "silábico"), com a música da Dona ARANHA.
A música já é bem conhecida pelas crianças, mas quando apresentamos a letra, escrita, as crianças se deslumbram com tanta informação.
São inúmeras as atividades que podem ser propostas com a letra da música:
* colorir a primeira letra do nome de determinada cor;
* colorir as vogais de verde;

* sublinhar a parte da música que mais gostou;
* encontrar e colorir de determinada cor a palavra "aranha";
* dar título à música;
* identificar as rimas e destacá-las;
* registrar no caderno, todas as palavrinhas que aparecem na música que começam com a letra A.
Cabe a cada alfabetizador, definir a competência que deseja desenvolver ao trabalhar com a letra da música.





















Obs: Não se esqueçam de visitar o blog da minha turminha, já temos muitos trabalhinhos, fotos, sugestões, aniversariantes... apareçam!


sábado, 14 de março de 2009

Contando os dias... aprendendo as cores... fazendo a chamada...

Nosso calendário é permanente!
Foram colocados "clipes" no centro de cada dia da semana.
Os números que determinam os dias, são móveis, atendendo assim às mudanças mensais.
É um modelo muito prático que pode ter a cara da turminha!





















Para memorizar as cores, um painel com as cores e seus respectivos nomes.




















A chamada diária é feita assim:
Cada criança ao chegar na sala, coloca o seu nome no painel.
Assim fica muito fácil saber que não está presente.
A organização é decidida no dia:
Meninas a esquerda e meninos a direita;
Nomes maiores a esquerda, menores a direita;
Em ordem alfabética
;
Por quantidade de letras, em ordem crescente ou decrescente.
Existem inúmeras formas de se fazer a chamada!





















quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais um agradinho!!
Este selinho foi criado pela amiga Fabíola, para oferecer às amigas blogueiras que são apaixonadas por arte e por educar.
Bom, não sou tão "artista" assim, como ela, mas procuro fazer o meu melhor, em tudo o que faço.
Adorei o presentinho!
Obrigada Fabíola!

Como a maioria dos blogs que acompanho e que curto visitar, são também os que ela homenageou, fica difícil escolher alguém, deixarei o selinho aqui, para aquelas blogueiras que ainda não o receberam. É de coração!




















P.S: Ando tentando encontrar tempo para atualizar esse meu cantinho, mas a correria é muita... Prometo que nesse final de semana colocarei muitas novidades!
Um beijo especial e me aguardem!

domingo, 8 de março de 2009

08 de Março





















Parabéns a todas nós que fazemos deste mundo, um mundo melhor!

terça-feira, 3 de março de 2009

Somos todos iguais?

Segundo a Wikipedia ,Inclusão " é uma ação que combate a exclusão social, geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades".
Tenho sido tomada por uma rede de interrogações, quando o assunto é a inclusão!
Muitos dirão que é bobagem, que trabalhar com uma criança especial é a mesma coisa do que se trabalhar com as crianças tidas como "normais".
Sempre estive atenta a qualquer tipo de discriminação: abomino racismo, preconceito quanto ao gênero, e tantos outros que assolam as nossas escolas, desde a mais tenra idade das crianças.
Mas neste ano me vi diante de uma situação inusitada!
Recebi, no corpo de uma menina-mulher de 16 anos, uma criança que costuma agir e reagir como se tivesse apenas 5 anos de idade.

A princípio julguei "normal". A tão prometida inclusão, apregoada por diversos governos ( quer seja municipal, estadual ou federal) se concretizava, ali, bem diante dos meus olhos. E o pior, estava sendo rejeitada pelo grupo de colegas, que deveria se fazer seu par.
Confesso que ainda ando meio atordoada, perdida e não vendo perspectivas de ajudá-la de alguma forma. De fazer com que a experiência de "Chiquinha" (como doravante a nomearei) seja no mínimo socializadora.
Como se não bastasse a rejeição dos colegas, ela ainda tem como sua adversária, a minha falta de capacitação para trabalhar com tal ser humano. Não que me falte boa vontade, mas por uma limitação de formação mesmo.
Vocês devem estar se perguntando "onde essa maluca quer chegar com esse papo todo? ", sinceramente eu nem sequer imagino.

Acredito muito na troca, mesmo que em ambiente virtual, todos podemos ser úteis de alguma forma, a alguém. O que sinto realmente que estou fazendo aqui, é gritando "SOCORRO! ALGUÉM ME AJUDE!"
A escola, na pessoa das dirigentes, ou gestoras como gostam de ser chamadas, ou nomeadas, sequer tomou conhecimento da magnitude do "dilema" que tem assolado meus dias, quando entro na sala de aula e vejo, aquela pessoinha, sorrindo pra mim como se estivesse me pedindo, "por favor, faça algo por mim, que não seja apenas ficar sensibilizada com as minhas necessidades".
Me capacitar agora, seria muito demorado pela urgência que o fato pede por providência.
Assim sendo, quero deixar aqui um apelo: Devo continuar tratando Chiquinha como "especial", me curvando diante da rejeição, esbravejando para que não o façam e que me ajudem a fazer algo por ela?

Não acredito que incluir é simplesmente colocar para dentro, quem está fora. É preciso ir além de tolerar, respeitar ou entender a deficiência, mas sim a legitimá-la. Entendo que preciso encontrar meios para que ela, mesmo assim comprometida, exerça o direito de contribuir,com seu melhor talento, para o bem comum.
Como fazê-lo?
Alguém pode me ajudar, por favor?!






domingo, 1 de março de 2009

Pensando na páscoa...

Mal passou o carnaval e cá estamos nós pensando na páscoa!
Claro, é mais um evento do ano que nos pede tempo e muita criatividade na execução de atividades para contemplar o seu significado.
Existem milhares de outros tipos de lembrancinhas e máscaras de coelhinho, espalhados por essa nossa "blogosfera educacional".
Selecionei estes por serem mas simples de fazer e de baixo custo (em especial, a lembrancinha que é feita com copinho descartável).






















Este molde pode ser decalcado em E.V.A ou papel colorset da cor de sua preferência e recortado nos pontos indicados. Tenha o cuidado de imprimir uma máscara antecipadamente na medida do rostinho de uma criança, para garantir que está no tamanho certo. Cole flores entre as orelhas da máscara das meninas e um chapeuzinho nas máscaras dos meninos.
Após a colocação das máscaras nas crianças, pinte com tinta para pintura facial, o focinho de vermelho. Para fazer os bigodes use lápis para pele ( ou o bom e velho lápis creon).


















Na lembrancinha, solte sua imaginação e faça uma bela decoração no coelhinho. Cole-o num copo descartável de boa resistência, coloque dentro do copo, balas, ovinhos de chocolate, pirulitos e tudo mais que criança adora e presenteie-as.






Em breve, fotos das sugestões prontas!
Aguardem...